quinta-feira, 17 de junho de 2010

IBM implanta conceito de TI verde nos clientes

A IBM está desenvolvendo soluções ambientalmente sustentáveis para oferecer a seus clientes. A empresa anunciou mundialmente o Projeto Big Green, que contou com investimento de US$ 1 bilhão para o desenvolvimento de tecnologias e serviços “verdes”. Os principais ganhos ambientais são a redução de consumo de energia para uma dada carga de processamento de dados e a menor dissipação térmica dos sistemas decorrentes. No Brasil, foram mais de 30 clientes beneficiados com estas soluções em 2007 e outros projetos já estão em fase de implementação.
De acordo com o chefe da área, Diniz, a idéia é trabalhar com o conceito green e não apenas com produtos, criando uma maior conscientização no meio corporativo. “Nestes projetos a IBM procura viabilizar essas práticas aos seus clientes, não apenas com a oferta de produtos que consumam menos energia, consolidem servidores ou que racionalizem o armazenamento das informações. Há um foco na fase inicial de cada projeto, desenhando arquiteturas e soluções que reduzam o impacto ao meio ambiente”, afirma. “Com isso, criamos uma educação ambiental em cadeia, levando à prática de iniciativas verdes, além de provermos uma linha de produtos com a melhor relação de desempenho por custo”.
Além de ajudar os clientes a transformarem sua infra-estrutura de TI com produtos e serviços mais “verdes” a IBM também está desenvolvendo soluções inovadoras, em conjunto com eles, para as áreas de gerenciamento de água, carbono e energia alternativa.


TI verde na IBM

Em agosto de 2007, poucos meses após apresentar seu projeto Big Green, a IBM anunciou um programa mundial para redução de 80% no consumo de energia com a consolidação de 3.900 servidores em cerca de 30 mainframes System z. A eletricidade economizada seria suficiente para abastecer uma pequena cidade. Os data centers da IBM que fazem parte dessa iniciativa localizam-se em Nova Iorque, Connecticut e Colorado (EUA); Portsmouth (Reino Unido); Osaka (Japão); e Sydney (Austrália). O Centro de Tecnologia da IBM Brasil, em Hortolândia, também está incluído na iniciativa global da IBM e já se encontra em fase de adequação do ambiente.


Fonte: http://www.weblivre.net/noticia/1345/ibm-implanta-conceito-de-ti-verde-nos-clientes/

Nenhum comentário:

Postar um comentário