segunda-feira, 21 de junho de 2010

Os resíduos tecnológicos e o TI verde

Existe um tipo de resíduos sólido chamado de resíduos tecnológicos que são todos aqueles provenientes de equipamentos que funcionam através de princípios elétricos e eletromagnéticos. Um desses resíduos é o computador e seus periféricos, mas como pensar em ti verde se utilizamos esta tecnologia excessivamente?
Inicialmente podemos pensar em Ti Verde na relação redução dos gastos energéticos e utilização dos equipamentos de informática, aumentando o seu ciclo de vida. O Ti Verde dificilmente aparece no fator reciclagem e reutilização deste resíduos, já que as próprias empresas produtoras não apresentam programas de gestão deste tipo de resíduos, cabendo as empresas intermediárias realizar este processo visando lucro através da venda dos metais de valor.
Um fator preponderante é pensar numa solução ambientalmente correta sem pensar em uma solução socialmente adequada, quando as empresas tornam o seu parque tecnológico verde e direcionam os equipamentos obsoletos em containers para países como Índia, China, Nigéria, Malásia e Vietnam.
Uma possível solução é pensar em desenvolvimento verde e social.
Igor Baldini

Nenhum comentário:

Postar um comentário